Sistema
Tempo de operação mais longo emTodtnauberg
Situação inicial
A fim de estender o tempo de operação da região de esqui Todtnauberg, foi criado um lago de reservatório para fornecimento de água de canhões de neve. A bomba centrífuga de alta pressão que foi utilizada é uma das maiores ofertas da Caprari na Alemanha.
Vantagens alcançadas
O lago artificial está a 1400 m acima do nível do mar e contém 12.000 m³ de água. Uma bomba multicelular de alta pressão do tipo PMS 80 / 7Y com eixo horizontal foi instalada no corpo da bomba. Sua potência do motor de 132 kW é suficiente para abastecer o sistema com 3.000 litros de “alimentação de canhão de neve” por minuto. Eixos - espaçados em intervalos de aproximadamente 50 m - são colocados no oleoduto de cerca de 1500 metros de comprimento para abastecer os canhões de neve com água. Graças a essa solução, o operador pode cobrir os trilhos por cerca de três dias ininterruptos. No entanto, o tempo real é maior, porque o lago é alimentado por um fluxo.
Vantagens alcançadas
Como a bomba é eletronicamente controlada por velocidade, o sistema funciona sem aumento de pressão e reage suavemente às variações de potência. Caprari, o fabricante, equipou o eixo da bomba de grande dimensão com rolamentos de esferas em ambos os lados, a fim de absorver cargas axiais e radiais em ambas as direções. Além disso, um rotor com balanceamento de empuxo axial e um tambor de laminação foram instalados para proteger os rolamentos. A velocidade de rotação da bomba feita de ferro fundido cinzento resistente, ferro dúctil e bronze é entre 1450 e 3500 rpm, o que contribui para uma operação de baixo desgaste.
Esta bomba acumula uma pressão de até 100 bars para alcançar cabeças de entrega de até 1.000 m.
Muito desempenho que o torna atraente não apenas para usuários alpinos, mas também para fontes de água de diferentes tipos, por exemplo em edifícios ou para processos industriais.